Edição e diagramação

Edição e diagramação

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cinismo e Cínico


   Logo que passei a entender o paraíso me questionei de Deus.
   Logo questionando Deus, estranhei que na perfeição da creação divina incluísse uma serpente cínica. Responsabilizada pela queda do homem e da mulher às paragens da dor e sofrimento.
   Cá estamos. Expulsos do paraíso por uma serpente.
   Dentro das bases de Psico-analise profunda, o paraíso se refere  a mente a aos arquétipos da mente individual e coletiva. Adão e Eva seriam representações de Ânimos e Anima elementos energéticos que constituem a psique humana.
   Estão ainda em posição de destaque dentro da gênese,  as árvores do conhecimento bem e do mal e a árvore da Vida.
   O Curioso é que entre essas árvores vivia uma serpente. Que se existe, fora obra do creador.
   Esta serpente é a primeira cena cínica da cultura Judaica, assumida depois pelos romanos e pelos gregos, outros povos que adoravam mitos, literalmente.
   Vários filósofos gregos versaram sobre o cinismo, mas em Roma se tornou a designação daquele que ostentava ser o que não era, e o tratavam “cinicamente” como o indivíduo fosse o que queria aparentar ser.
   Ou, “cinicamente” uma autoridade não era reconhecida e rejeitada por alguns senadores, mas que na presença da autoridade este opositor representava obediência, ocasião em que seus companheiros lhe dirigiam comentários, tais como: “És mesmo um cínico, disfarças teu ódio pelo Kaeser, que até nos convence que você o adora.”
   Modernamente, somos cínicos ao sabermos quem somos e fingirmos, sorrindo de canto de boca, que nos portamos de outra forma.
   O Cínico também sabe quando o outro não vai resistir uma provocação.
   A Serpente Cínica do Édem fez exatamente isso. Provocou a vaidade feminina, que cínica, usou seu charme para convencer Adão, despertando nele ambições de poder.
   Detalhe de suma importância: o Gênese não diz que tipo era a fruta, não dá nome.
   Sendo o Édem, uma das representações dos arquétipos da mente coletiva e individual, temos em nós todos, partes Anima e partes Ânimos, o conhecimento do bem do mal (a sabedoria) e a força da vida. E, além de todos os animais, uma serpente cínica rasteja atenta e desafiadora entre a vida, o conhecimento, o bem e o mal.
   Fica o pecado perdido entre ser autêntico ou ser cínico. Sem objeções ou julgamento. Por que, em verdade, a decisão é tua.

2 comentários:

Tata Miranda disse...

Sempre é, nosso destino esta em nossas maos, quem decide que caminho tomar somos nos mesmos, nem aquele ou outro. Nós e que damos vazao ao que queremos, pensamos, agimos, vamos... A biblia coo qualquer livro que eu tenha lido, é uma expressao do homem, a interpretação vai daquilo que almejamos, que queremos acreditar, e até onde podemos levar isso como palavra de verdade. Saber o que é bem ou mal já nasceu conosco. Basta observar para chegar as conclusoes. Um bebe qdo nasce já vem ao mundo as vezes entra nele em prantos, outras vezes tem que se induzir a ele, crescendo vai tomando conta do seu ambiente e descobrindo que se fizer tal coisa a mamae sorri, se for o contrario a mame ficara brava. Em todas as literaturas(isso é um pensamento e uma opiniao minha) é baseado na vida e interpretada de forma a realisar a fantasia, ou vontade de cada um em separado. Eu sou o que sou, nao o que leio.

cléia maria disse...

BOM ,JACKIE, nada de frases ou palavras feitas ou até mesmo textos ,nós decidimos o qe de bom e o que de ruim queremos pra nós.