Edição e diagramação

Edição e diagramação

sexta-feira, 26 de março de 2010

Iniciação Mística

                                                                                                (dos rascunhos do mestre de si mesmo)


Praticar determinadas atitudes e rituais, para se tornar místico, tem sido um compreensível engano. Mas é evidente que a mística não está em atitudes e adornos. O ente não se torna um Místico porque age desta tal ou qual maneira, ou porque se adorna desta ou daquela maneira, ou usa este ou aquele símbolo. O Místico se torna e fortalece a medida que expande sua consciência às proximidades do infinito, a medida que se aproxima do eterno.
Os “mistificadores” são materialistas, admiram a aura de mistério e poder que envolve o Ser Místico, e por isso querem ser místicos. O Místico não vai passar informações ao materialista que não está preparado para suporta-la. Mas, o materialista que se diz místico inventa rituais e posturas para os outros materialistas que querem o poder do místico. Com isto destruíram o real significado do “Yoga”, e o denominam no gênero feminino e com a primeira vogal aguda: Io.(ó).ga. Esta não tem nenhuma relação com o primeiro. “O Yoga” é o caminho para a união com o divino. Não um meio para desenvolver características físicas sensuais. O Yoga não é uma distração, um passa tempo, ou um modismo É um modo de vida. Ser Místico também é um modo de vida muito amplo e complexo. Os mistérios descobertos e as revelações místicas tornam o ser um Místico, não sua vestimenta, sua postura ou a prática de mudras e mantras.
*
A sociedade materialista organizada repudia veementemente os Místicos, por não suportarem um ser que conhece mistérios. Que desvenda enigmas, que conhece o mundo invisível aos olhos do mundo material; e capaz de penetrar os mais sombrios segredos do Ser.
Não há qualquer contrariedade, dificuldade, obstáculo ou sacrifício no caminho do Ser Místico, nenhum abrolho. Isto porque o Místico tomou a decisão de trilhar a ascensão para o divino.
O Místico está conectado com tudo o que diz respeito à vida espiritual. É meditativo e contemplativo. Pode tomar suas próprias decisões, não tem necessariamente que se isolar da sociedade, ou viver enclausurado, a menos que seja da sua vontade. De qualquer maneira o Místico jamais vai tomar uma decisão que o afaste da ascensão ao infinito, a liberdade de vasculhar o Cosmo. Conhece a materialidade e as conseqüências de se priorizar a matéria, uma vez que da matéria sobra somente a poeira.
Os materialistas acreditam que ao Místico não importa a sociedade, que prefere a miséria e a pobreza, que esnoba o conforto e o bem estar. Não é verdade. A visão de “imediatamente” tem outra amplitude às sensações do Místico. O conforto e o bem estar no Místico estão em um plano ascendente, inalcançável para os horizontalistas da matéria. Entregar o que tem nas mãos para aquele que nada tem é apenas um gesto para o místico, enquanto que para o materialista que de tudo o que tem, tem no mínimo dois, se recusa irremediavelmente a emprestar para aquele que nada tem qualquer coisa que tenha sobrando.
Para o materialista, o que ele tem é dele, e quem não tem está sem. O materialista renega a metafísica, enquanto o Místico vive na metafísica. O prazer de viver no Místico esta em observar, pesquisar, experimentar, aprender, ter ciência, estar cônscio, expandir a consciência. Não teme a morte, o Místico, e não se importa em morrer. Seu pesar é viver sem ter aprendido nada, sem ter desenvolvido uma nova experiência.
O materialista não entende que um ser humano possa viver deste modo. Sem sentir falto dos confortos do mundo físico.
Estas não são comparações excludentes, tem por objetivo apenas tornar evidente o que é o místico em relação ao materialismo. O materialista chama ao que não compreende de “oculto”. Usa termos depreciativos por temor ao que não consegue controlar. O Místico sabe que nada há de oculto, a percepção humana é que é reduzida e incapaz de ver além dos sentidos densos. Mas, sabe com certeza que há algo além da nossa capacidade de distinguir.