Edição e diagramação

Edição e diagramação

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Efeitos da terapia

O efeito da terapia é conseqüência de um tratamento particular, o qual deve ser benéfico. Isto se torna verdade se o resultado era esperado, inesperado, ou ainda uma conseqüência involuntária do tratamento.
           O que diferencia um efeito terapêutico de um efeito colateral é uma questão de natureza da situação em que um tratamento é utilizado e os objetivos do tratamento.



quinta-feira, 1 de julho de 2010

Fuga do Real



"Nós nos acostumamos com facilidade à fugir da realidade, sobretudo porque temos medo, e muitas vezes esse medo se esconde sob a aparência de atividade: corremos de um lado para outro, fazemos cálculos e damos telefonemas. No entanto, tudo isso ocupa apenas os níveis mais toscos e elementares da mente e da percepção. E oculta o que existe de essencial em nós e simula nos redimir da auto responsabilidade." 

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Viver sem notar...

“Sempre me impressionou o fato de que um número surpreendente de pessoas não utilize jamais a sua mente, se for possível evitá-lo, e também que um número considerável o faça de maneira absolutamente estúpida. Também me espantou encontrar muitas pessoas inteligentes e argutas que vivem (tanto quanto se pode observar ) como se nunca tivessem aprendido a usar os seus sentidos: não vêem o que lhes está diante dos olhos, nem ouvem as palavras que soam aos seus ouvidos ou notam as coisas em que tocam ou provam. Alguns vivem sem mesmo tomar consciência do seu próprio corpo.” (Jung, 1964, pg. 56).