Edição e diagramação

Edição e diagramação

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A arte mística e o Místico


A sabedoria mística não é beatitude 
(Jacques Maritai).

Na vida cósmica, o ente não pede respeito, porque respeito é atributo da sabedoria. O Sábio sabe a quem respeitar, e o respeita. O tolo quer obrigar aos outros que o respeitem. A autoridade, na consciência cósmica, é adquirida pelo trabalho, pela ciência, pela capacidade de iluminar. O sábio reconhece seu superior e considera uma dádiva divina encontrá-lo. E há que se dizer que o sábio sempre se encontra na hora certa, esta é a mística da sabedoria. A sabedoria vem da análise e pesquisa da mística. A mística não pode ser ensinada, somente aprendida. O sábio é, por sua natureza, místico. Mas o místico é apenas místico, não sábio.
Nos pesados silêncios, em contemplação nos profundos recônditos pouco iluminados de si mesmo, o místico se indaga, sisudo e ausente, sobre o que é agir com sabedoria. Qual é a verdade que liberta? O que é liberdade? Quando o ente decide que não é livre? Porque o ente muda sua opinião sobre o que é ser escravo?
As respostas mudam a cada incursão às cavernas, de parca luz amarelada, de sombras bruxuleantes provocadas pela tremulante chama da vela, esclarecendo o ego, aperfeiçoando o eu e fortalecendo o espírito.
O Místico (a partir de agora é substantivo próprio), tem confirmado que há algo além da capacidade de percepção dos nossos cinco sentidos. Da forma mesma em que o Místico é o zigoto do sábio, é também o resultado da transformação, por osmose que produz a mitose que se acumula em vez de dividir-se, a partir do cientista. A ciência se faz de questionamento e experiência. Daí surge a física, a filosofia e a metafísica (Daí o Místico). Para o místico esta é a “Trindade Cósmica”. Assim sendo o Místico se pergunta que outros sentidos pode haver além dos sentidos do corpo físico.

7 comentários:

Ronaldo Fernandes disse...

Pelo tempo e profundidade e peso das palavras, eu o sei muito bem o suor que é verter palavras substantivas, substanciais, alimentadoras de nossas almas ao longo dos tempos. Seguremos o grito e a alegria ainda por um tempo. Nossas revelações são um tanto escandalizadas por um tempo escasso e arredio. Mas é tempo já, eis que surgem os super-homens...

Unknown disse...

quero aprender Artes misticas, como faço? meu nome é mauricio, quero aprender

Anônimo disse...

Estou muito interessada em aprender artes misticas... Ah algum tempo, eu não acreditava muito nisso sabe, eu desacreditava nos propósitos que essas artes proporcionavam.
Mas agora,eu quero aprender mais do que já sei..

Unknown disse...

Como faço para aprender artes místicas?

Anônimo disse...

gostaria de aprender mais!

Unknown disse...

Quero aprender

serradass6@gmail.com disse...

Alguém recebeu resposta sobre os ensinamentos das artes mística? Caso sim poderia informar para e-mail:serradass6@gmail.com